PaaS para PMEs: como sua empresa pode crescer exponencialmente?

As inovações tecnológicas estão transformando a forma de trabalhar das pessoas, exigindo delas práticas diferenciadas na condução do negócio.

Usar soluções avançadas está longe de ser apenas modismo: é também uma necessidade para o crescimento das PMEs (pequenas e médias empresas). Com a corrida por melhores espaços no mercado, elas têm muito a se beneficiar com a utilização da computação em nuvem.

A implementação do recurso PaaS para PMEs está mudando radicalmente o desenvolvimento de software, colocando seu negócio à frente dos concorrentes com mais segurança, flexibilidade, produtividade e otimização de custos.

O que é Paas (Plataforma como Serviço)?

A PaaS (Plataforma como Serviço), é um modelo de infraestrutura baseada em nuvem que integra, em um único sistema, ferramentas para análise, business intelligence e, principalmente, desenvolvimento e entrega de aplicativos.

Ela permite que desenvolvedores, profissionais de TI e gestores produzam, testem e implementem a última geração de aplicativos na nuvem com segurança e economia. Isso agiliza o tempo de lançamento no mercado e aumenta sua vantagem competitiva.

Tal modelo proporciona uma plataforma mais flexível para a utilização de diversos recursos de tecnologia, já que o usuário pode instalar e gerenciar suas próprias aplicações, rodando na PaaS desenvolvida especificamente para essa finalidade.

Benefícios da PaaS

O que as PMEs ganham com a adoção da plataforma como serviços? As vantagens são inúmeras e vão desde o ganho de produtividade até a redução de custos. Vamos apresentar, aqui, outros benefícios imediatos da adoção dessa tecnologia.

Padronização dos processos

Padronização também é ganho. Se todos os colaboradores utilizam a mesma ferramenta, a forma de se trabalhar com ela deve ser padronizada. Isso é uma vantagem significativa, já que todos irão desenvolver produtos com a mesma qualidade.

Foco no core business

É inviável ter profissionais de desenvolvimento dedicando grande parte do seu tempo na instalação de programa ou montando ambientes. Para ter os melhores resultados, os colaboradores precisam se concentrar no que fazem de melhor.

Quando as PMEs utilizam a plataforma como serviço, o foco passa a ser totalmente no desenvolvimento, permitindo que a atividade seja cumprida com mais dedicação e tempo livre para inovação.

Controle de custos e redução de gastos

Ao adotar a Plataforma como Serviço, pequenas e médias empresas deixam de ter gastos com infraestrutura interna e pagam somente pelos serviços utilizados.

Diminuição de Erros

Muitos profissionais da área de TI são pressionados pelos usuários para que mudanças em sistemas ou organizações sejam feitas de forma rápida. A pressão sobre as equipes de desenvolvimento pode gerar alguns erros com relação aos softwares e, também, à infraestrutura que, juntos, suportam as aplicações finais.

O uso da PaaS possibilita a diminuição considerável de tais erros, uma vez que a plataforma pode ser totalmente testada previamente. Os desenvolvedores não precisam mais perder tempo com middleware e outras tarefas que potencializam falhas.

Como a PaaS ajuda no crescimento exponencial das PMEs

Até pouco tempo atrás era difícil imaginar que grandes corporações e pequenas empresas pudessem ter acesso aos mesmos avanços tecnológicos. Isso mudou. Já existem muitas PMEs investindo na aquisição de soluções em cloud computing, devido a seus inúmeros benefícios.

A tecnologia é um grande alicerce para que esses planos se tornem realidade e que pequenas e médias empresas se transformem em expoentes econômicos. Focar em melhorias em TI não é custo, mas investimento. A PaaS pode gerar muitas reduções de custos e facilidades para as PMEs.

Mesmo em momentos de turbulência econômica, investir em computação em nuvem é a melhor saída. Afinal, ela torna processos mais ágeis, fazendo com que o negócio ganhe em inovação e redução de gastos.

Quer saber mais sobre como utilizar o PaaS em sua empresa? Entre em contato com a Sinestec.

Compartilhe nas redes sociais:

Como o full outsourcing de TI pode aumentar seus lucros

Se a sua empresa busca inovação e praticidade, então você precisa conhecer o full outsourcing de TI.

Qualquer empresa, para ser competitiva, precisa ter uma gestão dinâmica, planejamento eficiente e equipe enxuta. Para dar os primeiros passos rumo às escolhas certas, é preciso investir em estratégias que garantam otimização dos processos, qualidade nos produtos e serviços, racionalização dos recursos e redução de custos.

Leia mais

Compartilhe nas redes sociais:

O que é proteção endpoint?

Você já ouviu falar de proteção endpoint? Ela tem muito a ver com como você protege os dados da sua empresa e pode te fazer refletir um pouco mais sobre seus métodos atuais. Afinal, um recurso muito utilizado é o antivírus, mas será que ele tem sido eficiente?

Leia mais

Compartilhe nas redes sociais:

Ferramentas necessárias para implantar TI na sua empresa

Implantar TI é uma solução de organização de dados para qualquer empresa, de qualquer porte, mas demanda investimentos que podem não ser compatíveis ao orçamento da organização. No caso de implantar TI de maneira “clássica”, por exemplo, existem investimentos em hardware, software e profissionais para lidar com toda a estrutura implementada dia após dia.

Leia mais

Compartilhe nas redes sociais: