5 recursos da TI que sua empresa pode terceirizar (parte II)

5 recursos de TI que pode terceirizar

 

Conforme comentamos no nosso post anterior, dentre os diversos recursos da TI que é possível terceirizar, podemos citar ao menos mais dois. São eles:

 

4. Projetos de TI

Os projetos de TI, como implantação de novos servidores, trocas de sistemas, virada de versões, novos desenvolvimentos etc, são procedimentos para tornar os sistemas e as aplicações corporativas mais confiáveis e aderentes aos processos de negócios, melhorar a infraestrutura e aumentar a eficiência operacional, porém a implantação costuma ser trabalhosa e demandar muito tempo da equipe de TI.

Internalizar o projeto para desenvolvimento e execução da equipe de TI já existente, muitas vezes não é tão vantajoso, pois gera sobrecarga de trabalho e exige conhecimentos técnicos atuais e específicos, com isso o projeto poderá levar mais tempo do que o esperado ou as demandas diárias ficarão acumuladas, além de também poder aumentar o custo da empresa, seja por horas extras ou pela necessidade de atualizar os colaboradores das nova tecnologias.

Optar por terceirizar esse recurso muitas vezes torna-se uma decisão mais assertiva, visto que normalmente esses projetos são trabalhosos porém esporádicos, a empresa passa a contar com profissionais focados em atender essa demanda, não interferindo na rotina diária já existente, por um custo previsível acordado na contratação e com profissionais contratados apenas para o período necessário de implantação do projeto.

 

5. Gestão de soluções de TI

Soluções como backup, e-mail, firewall, hardware etc. são ótimas para o excelente desempenho e segurança da empresa, porém gerenciar essas soluções muitas vezes são trabalhosas, demandam tempo, atenção e disponibilidade.

Por exemplo, o backup, é necessário fazê-lo constantemente, pois diariamente muitas informações mudam dentro da empresa e contar com o colaborador interno para execução deste serviço possui um custo elevado, além de demandar tempo e disponibilidade para esse tipo de serviço, possui também um risco de perder algumas informações, caso o colaborador não consiga fazer o backup no dia-a-dia.

Devido à algumas demandas como essas, muitas empresas optam pela terceirização desse recurso – contratação deste “as a Service” – pois deixam sob responsabilidade de especialistas que automatizam essa tarefa e evitam erros humanos, além de executarem esse serviço em tempo hábil e de forma eficaz, a fim de manter funcionando corretamente todas as operações da empresa.

 

Muitos consideram que terceirizar serviços traz conotação de economia, pagar menos por um serviço de qualidade inferior, porém essa percepção é subjetiva, pois ao contratar a empresa de outsourcing de TI o prestador de serviço tem um contrato  atrelado e dentro do contrato precisa cumprir questões onde a empresa contratante fica resguardada ou podem contar com um SLM (Service Level Management) para verificar se todos os serviços adquiridos estão seguindo o acordado.

 

Continue acompanhando o no nosso blog. Em nosso próximo post, falaremos de um conceito que é o Full outsourcing.

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