Alta Disponibilidade: Qual a sua importância em campanhas publicitárias

Nem sempre um site está disponível quando precisamos dele. Ver uma plataforma fora do ar, além de frustrante, pode resultar em uma perda significativa de dinheiro por parte de quem opera aquele site.

Como, então, diminuir a possibilidade de tomar esse prejuízo no caso de “quedas” decorrentes de campanhas publicitárias?

Em TI, dizemos que a resposta certa é apostar em alta disponibilidade.

O que é alta disponibilidade?

Alta disponibilidade, ou HA (High-Availability), é um sistema que resiste a falhas de hardware, software e energia. Seu principal objetivo é manter toda a estrutura de serviços funcionando o máximo de tempo possível, mesmo frente a adversidades técnicas.

O ambiente, que pode ser uma estrutura mais simples com as mesmas configurações de software da sede – ou até um data center –, permite que a companhia funcione integralmente, em casos de indisponibilidade da sede, sem comprometer as operações que estão sendo realizadas.

A comunicação de seus usuários com seus servidores é feita dessa forma por meio de duas conexões; se uma falha, a outra entra em funcionamento.

Em outras palavras, o serviço “segura o tranco” em caso de sobrecarga de usuários – o que é comum quando uma empresa faz propaganda em um veículo que vai gerar retorno imediato à publicidade, como a Globo, por exemplo, convidando as pessoas a entrar no site para mais informações, uma eventual inscrição ou a assinatura de algum produto ou serviço.

Qual é a importância de um site com alta disponibilidade para uma campanha publicitária?

Toda campanha publicitária, enfim, deve ter seu site de contingência, por dois motivos básicos:

  1. Usuários que entram, porventura, em um site publicizado, e acabam recebendo a notificação de que esse site está fora do ar, ainda que por problemas técnicos que serão rapidamente reparados, se frustram com a experiência negativa. A chance de voltarem àquele site mais tarde é ínfima, já que a publicidade os impactou para tomar uma ação naquele momento, e não depois;
  2. O gasto com publicidade é muito alto para que uma empresa possa arriscar não ter retorno nesse investimento, simplesmente porque o site não aguentou o volume de acessos. O prejuízo disso pode ser comparado à perda real de dinheiro por parte da empresa.

É por esses e outros motivos que uma campanha publicitária não deve arriscar sua visibilidade (e credibilidade) por uma economia ínfima, que é justamente o custo de uma estrutura de alta disponibilidade.

A imagem da marca em questão pode ficar arranhada de maneira indelével, e a resposta do público a um eventual problema técnica pode ficar comprometida de maneira irreparável.

site contigência

Mora aí o pesadelo de toda pessoa que faz investimentos massivos em campanhas publicitárias.

Imagine que um grande nome do varejo nacional faça uma propaganda em horário nobre de TV sobre a promoção de um produto que se encerrará no dia seguinte.

Como estamos falando de uma publicidade que irá ao ar entre 20:30 e 22h, é quase impossível achar uma loja aberta para conseguir mais informações, a menos que a pessoa já esteja no shopping. A atitude mais natural é, portanto, que os interessados no produto se direcionem ao site da empresa.

Aqui, não pensamos em algumas centenas de acessos instantâneos: são milhões. É uma quantidade que justifica que aquela empresa pague pelo Google Analytics, recurso que pra maioria gigantesca das pessoas é de graça.

Justamente por já ter um bom trânsito de pessoas, o site em questão já deve estar preparado para receber muitos acessos.

Mas milhões, em poucos segundos, pode fazer o servidor cair. Aí é que entra, definitivamente, a alta disponibilidade: as pessoas continuarão tendo acesso à informação como se nada estivesse acontecendo – mas, nos bastidores, existem várias soluções operando juntas para que os objetivos da publicidade, que não foi barata, sejam alcançados de forma plena.

Como funciona a alta disponibilidade da Sinestec?

A Sinestec oferece soluções de segurança redundantes, em ambientes que são construídos para atender aos requisitos do seu negócio, capazes de proporcionar o retorno das operações de um sie dentro do tempo planejado, reduzindo consideravelmente os prejuízos com o período de inatividade.

Nossa empresa dispõe de salas de contingência prontas para uso, aliadas a soluções profissionais de backup e sistema de refrigeração de ponta. Tudo isso para garantir que o investimento em propaganda não seja perdido em uma possível saída de ar do site, devido ao montante de acessos em um curto espaço de tempo.

Para garantir um site de alta disponibilidade à altura dos clientes, a Sinestec oferece um planejamento estratégico robusto de contingência, através de planos configurados em minutos, de maneira centralizada e automatizada. Isso está nas mãos de uma equipe altamente capacitada para a prestação do serviço, com elementos certificados nos mais diversos padrões de contingência requeridos pelo mercado.

Tudo isso, claro, com uma estrutura de segurança total em data center, com alto nível de disponibilidade. Assim, a continuidade do site estará sempre garantida.

Com a estratégia de contingência da Sinestec, sua empresa pode investir tranquilamente em publicidade, uma vez que o nosso objetivo é ofertar seu site ao maior número possível de pessoas interessadas em adquirir mais informações através dele.

Ou seja: não tenha medo de expor seu endereço na mídia. Através de um bom e disponível site, quanto mais acessos simultâneos, melhor para a sua empresa – e seu alcance publicitário.

Para saber mais sobre os serviços da Sinestec ou mesmo solicitar um orçamento, entre em contato com a gente agora mesmo.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: