Como escolher o firewall adequado para a sua empresa?

como escolher firewall

Quando falamos da TI dos ambientes corporativos, sabemos que estão sujeitos a riscos que chegam tanto de fora quanto dos profissionais que fazem uso da rede e, para reduzir ou mesmo eliminar esses riscos, as empresas adotam os firewalls.

 

O firewall possui como função bloquear o tráfego de dados abominados e permitir acessos desejados, ou seja, proteger a rede interna contra possíveis ameaças prejudiciais ao funcionamento de uma empresa ou utilizá-lo entre departamentos para segregar o acesso de acordo com a política interna.  

 

Existem dois tipos de firewall, os que simplesmente abrem ou fecham portas e isolam uma rede da outra, e outro chamado de UTM, que gerencia de forma unificada todo o tipo de ameaça virtual em um ambiente de TI, indo muito mais além do que simplesmente isolar redes de internet.

 

Para escolher o firewall mais adequado primeiramente é necessário entender as necessidades e capacidades do ambiente de TI da empresa e, essa necessidade varia conforme o número de usuários, departamentos, filiais, profissionais que trabalham de home office, etc.

 

Firewall para redes simples, geralmente pequenas empresas

Mesmo em redes simples com poucos computadores e usuários, é necessário se atentar aos riscos de possíveis ataques prejudiciais, por isso deve-se planejar instalar e configurar ao menos uma solução de firewall isolada e simples

 

Uma solução de firewall isolada e simples já pode ser considerada como um componente que consegue detectar e proteger a rede contra o tráfego indesejado, conteúdo potencialmente perigoso e tentativas de intrusão, o que aumenta a segurança da informação e controla os dados trafegados entre empresa e ambiente externo.

 

Firewall para redes avançadas, para necessidades mais específicas

Para casos de redes avançadas, um firewall pode não ser capaz de impedir um malware ou o acesso de hackers experientes, por isso eles precisam ser constantemente vigiados e como sozinho ele não é capaz de proteger totalmente um computador ou uma rede, o firewall precisa ser combinado com outros recursos de segurança como antivírus, VPN, proxy web, etc.

 

Por existir a necessidade de uma segurança mais completa, atualmente existem os firewalls UTM, onde todas as soluções de segurança estão dentro do firewall. O firewall UTM atende às necessidades de empresas de médio e pequeno porte que apresentam complexidades no seu core business, como por exemplo, a necessidade de vendedores externos, utilização de sistema mobile, compartilhamento de sistemas com filiais, etc.

 

O firewall UTM garante que todas as informações sejam criptografadas e todas as ameaças sejam gerenciadas por um único dispositivo unificado, por isso o nome Gerenciamento unificado de ameaças ou Unified threat management, ele serve para todos os tipos de empresas, desde pequenas a grandes.

 

Firewall para ambientes híbridos, físicos e em nuvens

Empresas que trabalham com ambientes híbridos (parte na nuvem e parte fisicamente) podem contratar uma arquitetura de firewall de nível avançado que abrange os servidores e aplicações que possuem, tanto na nuvem quanto no ambiente local, assim a empresa tem um nível de controle e segurança de suas informações independente do ambiente que se encontram.

 

E com tantas opções de firewall e necessidades de acompanhamento que precisa, atualmente uma ótima solução apresentada é contratar o firewall como serviço de empresas terceirizadas da área de TI.

 

A vantagem do firewall as a service é além de tornar possível contar com os melhores e mais modernos equipamentos do mercado, sem se preocupar com custos de manutenção e renovações de licenças, a empresa conta com uma equipe de especialistas capacitada para operar a ferramenta e mantê-la funcionando adequadamente, sem precisar tirar o foco do core business da empresa.

Porém como para todas as outras contratações da empresa, é necessário avaliar bem a empresa que irá prestar esse tipo de serviços.

 

Ainda tem dúvidas sobre qual o melhor firewall para sua empresa? Fale com o nosso consultor, iremos avaliar a necessidade da sua empresa e apresentar a melhor solução.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: