Como focar meu time de TI em assuntos importantes ?

Apesar de a área de TI ser muito importante dentro de uma empresa, não é sempre que ela é levada a sério da maneira que deveria. Tudo bem que um gestor não vai (ou, pelo menos, não deveria) parar tudo o que um membro da equipe está fazendo para pedir que ele formate um computador, como se não soubesse quais são as reais atribuições de um cargo em TI.

Mas, acredite, coisas similares a essa acontecem diariamente nos porões da tecnologia da informação das empresas, tirando completamente o foco dos times para assuntos realmente importantes.

Por isso, é imprescindível que os líderes e gestores em TI tenham planos bem delineados de tratamento para com seus colaboradores, que precisam da máxima concentração possível para desempenhar um bom trabalho.

Separamos algumas dicas para que, daqui pra frente, você consiga motivar seu time da forma certa. O poder do foco será sentido a cada novo bom resultado alcançado.

Motive a atualização dos colaboradores

A primeira ferramenta a ser utilizada no intuito de focar em assuntos importantes é a motivação dos funcionários. E não estamos falando aqui de pagar salários mais altos ou distribuir bonificações, e sim de encorajar que os membros do time tenham interesse pelo conhecimento técnico e atualização constante.

equipe de ti

Um exemplo é a necessidade da empresa de lidar com uma nova ferramenta de backup. Bons líderes vão incentivar que os colaboradores pesquisem sobre ela para otimizar o trabalho, mostrando que essa nova aquisição pode tirar um peso da rotina diária do colaborador.

Sempre que possível pague pela participação do time em palestras, eventos e cursos de atualização. Dessa forma, ele estará focado e motivado a resolver novos problemas.

Evite interrupções

Equipes de TI já trabalham sob pressão e precisam estar altamente concentradas para desenvolver um bom trabalho. Um código, um backup, uma recuperação ou redundância não podem ficar em segundo plano para que o computador do chefe seja formatado, como dissemos no início do texto, ou para que um atendimento comum seja feito.

Evite ao máximo tirar dúvidas com os profissionais da informação enquanto eles desenvolvem um raciocínio, não invente reuniões de última hora e não peça para que eles façam agora uma tarefa que poderia muito bem ser feita depois. Deixe que o time trabalhe dentro de suas atribuições sem que as interrupções sejam parte integrante da rotina.

Lembre-se que qualquer falha em TI pode acarretar em grandes prejuízos para a empresa… então nada de facilitar esse cenário.

Acabe com gargalos desnecessários

Você tem um novo projeto para rodar mas sua equipe tão agarrada com demandas operacionais que não consegue se dedicar a pensar as estratégias, escopo e etapas desse projeto?

Talvez seja a hora de terceirizar algumas demandas em TI para deixar seu time completamente focado nos assuntos importantes da sua empresa. Um backup, por exemplo, é de extrema necessidade, mas uma empresa parceira pode realizar esse serviço. Por outro lado, um projeto interno que vá melhorar o desempenho e a competitividade da empresa só pode ser feito por gente que faz parte do dia a dia da organização.

Quem define as prioridades de uma equipe é seu gestor, e está nas mãos dele acabar com gargalos desnecessários para que o foco esteja na ordem do dia.

Seja flexível

E, quando falamos de foco, a liderança tem um papel crucial. Quanto mais justa e organizada for, melhores serão os resultados obtidos.

Manter a atenção do time em assuntos importantes significa saber delegar funções e responsabilidades, coordenar pessoas e gerenciar o avanço de tarefas pontuais. Não é possível exigir foco de outras pessoas quando nós mesmos não sabemos o que é importante, urgente ou prioridade.

Além disso, assuntos importantes só terão a atenção devida quando o líder é uma figura flexível, que não vai colocar na conta de ninguém a necessidade de um esforço maior do que o profissional pode fazer. Respeitar os momentos de descanso e o ócio dos funcionários também é imprescindível para garantir que, quando voltarem ao trabalho, estarão completamente focados.

Considerações finais

Como você pode ver, manter o time de TI ligado em assuntos importantes tem muito mais a ver com a forma de liderar e entender a rotina de trabalho do que apelar para ferramentas, sistemas e esquemas de punições ou recompensas.

Quanto mais um gestor entende isso, mais estará seguro contra falhas humanas e perda de talentos internos.

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