Como suportar meus usuários e clientes em regime 24x7x365 de TI

A Organização Mundial de Saúde afirma que, para manter elevado o nível de energia, crescimento e clareza mental, um ser humano adulto deve dormir bem de seis a oito horas por noite – ou seja, um terço das horas do dia.

Mas, enquanto o sono vem, o mundo continua girando. Transações são feitas, arquivos são criados, sites são acessados, e todas essas atividades e outras mais aumentam a responsabilidade das equipes de TI em manter seus sistemas funcionando em regime 24x7x365.

Médias e grandes empresas são as que mais investem na área de suporte para que esse regime funcione sem interrupções. Contratam gestores para as chamadas “operações críticas”, responsáveis por manter no ar toda a estrutura de dados da companhia e responder pelo NOC (Network Operation Center, ou Centro de Operação de Rede) do negócio.

Além disso, elas também investem na implementação de requisitos de conformidade para garantir a segurança dos dados em tempo real, ainda que toda a equipe interna de TI esteja dormindo. A maneira mais simples de garantir essa tranquilidade é através do backup em nuvem.

Por que optar pelo backup em nuvem?

Começamos esse texto falando sobre a importância de um ser humano dormir por boa parte de seu dia para que sua produtividade, energia e disposição aumentem enquanto ele fica acordado. Esse mesmo “luxo” não pode ser dado às áreas automatizadas da empresa, que sofrem riscos diários de violação da segurança de dados.

Qualquer cochilo nessa área pode ser, literalmente, fatal: um regime 24x7x365 deve estar sempre disponível em segurança para evitar que qualquer tentativa de invasão aos arquivos da empresa tenha sucesso, causando prejuízos que possam, até, fechar as portas do negócio.

O entendimento dessa situação passa pela preocupação em prover a melhor experiência do usuário em qualquer dispositivo, através de um compartilhamento seguro e confidencial de dados. Ao colocar as plataformas da empresa em nuvem, isso será garantido pela criptografia e a certeza de que, através de um data center independente, qualquer informação estará sempre disponível aos clientes.

A nuvem também é responsável por modernizar processos dentro da TI de cada empresa, arquitetando tarefas complexas e entregando um alto nível de disponibilidade. Ela é, seguramente, a melhor forma de executar sistemas, sites e aplicativos da organização com uma probabilidade ínfima de danos.

cloud computing

Ou seja: quanto mais a nuvem é utilizada para disponibilizar um regime 24x7x365 para empresa e clientes, mais as plataformas serão acessadas, o que gera vendas e receita.

Para completar, ela é escalável: na nuvem, nunca faltará espaço para suas aplicações. Quanto mais a empresa precisa de memória, mais ela terá, pagando sempre pelo espaço exato que foi contratado.

Outros benefícios da nuvem

A disponibilidade e a escalabilidade que a nuvem dá aos regimes 24x7x365 é apenas a ponta do iceberg. Ela também pode promover maior velocidade no acesso aos dados, maior eficiência, segurança para a infraestrutura como um todo e confiabilidade das soluções online utilizadas pela organização.

Para completar, o suporte do serviço em nuvem é feito em tempo real, através de especialistas dos quais a empresa não pode dispor internamente. Exatamente por isso, o backup em nuvem é, também, uma forma econômica de aumentar a equipe: ao terceirizar o serviço de TI, a empresa conta com a ajuda de experts para melhor utilizar as potencialidades dessa solução.

Contar com um robusto data center externo à infraestrutura física da empresa é outro ponto positivo: muita gente não teria como pagar o investimento em hardware e software para manter um NOC dentro de seu prédio.

Mais um ponto positivo na economia que os serviços em nuvem representam.

Ao terceirizar o serviço de nuvem para suportar seus usuários e clientes em regime 24x7x365 de TI, saiba que está contratando especialização e capacidade de entrega de disponibilidade a um valor muito menor do que gastaria se implementasse tudo isso, por conta própria, dentro da empresa.

Com essa solução, sua equipe de TI vai poder focar em alavancar seus negócios com o que realmente importa, enquanto sua estrutura continuará sempre ao alcance dos clientes. Inclusive quando você estiver dormindo.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: