Os 6 Melhores livros para profissionais de TI

A leitura é uma ferramenta imprescindível para quem quer se tornar um profissional melhor – e uma pessoa mais interessante. Afinal, é através dela que conseguimos adquirir mais conhecimento, vocabulário e repertório, seja para construir um bom argumento na sala de reunião ou para enriquecer uma conversa de bar.

No caso da Tecnologia da Informação, muitos livros podem fazer ainda mais: eles auxiliam o profissional a entender o negócio de maneira técnica e estratégica e como sua expertise pode melhorar sua participação na empresa. Além disso, alguns títulos podem ir além e causar epifanias pessoais, mostrando como cada perfil de pessoa pode reagir a diferentes etapas da carreira.

A dica de ouro para o profissionais de TI é ler o máximo possível em inglês, já que a língua é a mais utilizada para desenvolvimento de softwares, programas e especificidades técnicas. Dessa forma, além de adquirir conhecimento, você ainda treina um pouquinho mais uma segunda língua.

#1 “Quem Disse que os Elefantes não Dançam?” (Louis V. Gerstner)

Quem Disse que os Elefantes não Dançam?
Livro 1

A TI é uma área em constante mutação – e exige isso de seus principais profissionais. Assim, a arte de se adaptar frente às mudanças tecnológicas e sociais é um pré-requisito importante para quem quer galgar posições de destaque dentro da empresa.

Através desse livro você consegue saber melhor quando e como se preparar para as transformações que estão por vir, tanto na vida pessoal quanto profissional. 

#2 “O Poder dos Quietos” (Susan Cain)

O Poder dos Quietos
Livro 2

As pessoas tendem a achar que quem trabalha com TI é introvertido, fica no computador o dia inteiro e não gosta muito de conversar. Isso pode até ser verdade, mas não quer dizer que é regra: há também pessoas extrovertidas na TI, extrovertidos que não gostam de conversa (sim, isso existe) ou introvertidos que são sociáveis.

Ou seja: existem diversos perfis diferentes de profissionais de tecnologia, todos eles com dificuldades e delícias típicas de sua natureza. Esse livro de Susan Cain vai te ajudar a entender melhor qual é a sua e como tirar o máximo proveito – pessoal e profissional – da sua própria realidade.

#3 “Engenharia de Software – Uma Abordagem Profissional” (Roger S. Pressman)

Engenharia de Software – Uma Abordagem Profissiona
Livro 3

Não é porque você passou quatro anos da vida em uma sala de aula para aprender TI que já sabe tudo. Muito pelo contrário: não só a faculdade é apenas o ponto de partida como, também, o curso que você escolheu tem conceitos e práticas que se modificam demais em curtos espaços de tempo. Por isso, manter-se atualizado é imprescindível.

É isso que faz o livro de Roger Pressman, que desde 2000, quando foi lançado, passa por atualizações que fazem o leitor acompanhar as últimas tendências do processo de engenharia de software, de forma bem didática, e dando luz à gestão de projetos, algo que as empresas prezam muito hoje em dia.

#4 “A Startup Enxuta” (Eric Ries)

A Startup Enxuta
Livro 4

Esse livro é como um bálsamo para os profissionais de TI que pensam em empreender, mas ainda não sabem muito bem como. De forma muito simples e natural, Eric Ries explica com propriedade o passo a passo da construção de uma empresa tecnológica e inovadora, passando pela construção do modelo de negócios e a criação do MVP para teste de aceitação de público.

Quem quiser pensar a TI com a cabeça de empresário, e não de funcionário, vai adorar esse livro. Principalmente porque ele dá ideias de como começar com planejamento básico e investimento inicial muito baixo, tornando a possibilidade de abrir um negócio bem real.

#5 “Use a Cabeça! Programação” (David Griffiths e Paul Barry)

Use a Cabeça! Programação
Livro 5

Esse livro é indicado a quem está começando a dar os primeiros passos na área de TI – ou descobriu bem recentemente seu interesse pelo assunto. Ele aborda conceitos básicos de programação da linguagem Python, que é considerada bem fácil de se aprender, e coloca o leitor em contato com os bastidores da informação, desde sua criação até seu armazenamento.

Se você quer aprender a escrever um programa, mas não achou nada de útil nos tutoriais da internet, esse livro é para você.

#6 “The 11 Secrets of Highly Influential IT Leaders” (Marc J. Schiller)

The 11 Secrets of Highly Influential IT Leaders
Livro 6

O nome parece de livro de autoajuda, mas a verdade é que essa obra realmente contém informações valiosas para quem não quer apenas ser parte de um time de TI mas, também, liderá-lo.

Ao lê-lo, prepare-se para ficar frente a frente com o funcionamento de negócios de informação a partir do referencial humano, e dos relacionamentos que você pode nutrir dentro da empresa para melhorar seu valor de mercado e a percepção de suas habilidades para ser o capitão do time.

Ele vai te ajudar a ver a área de TI de maneira saudável, integrada e proativa – características esperadas dos líderes de qualquer segmento.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: