Porque sua empresa deve terceirizar o ambiente de TI

Terceirizar o Ambiente de TI

A terceirização do ambiente de TI está em alta nos últimos anos, e será uma tendência ainda mais forte para os próximos. Não é a toa, as vantagens que as empresas obtém ao terceirizar o ambiente de TI são inúmeras, sendo a principal o foco no core business.

Isso significa que as empresas não precisam mais se preocupar com a construção do famoso “CPD” e ainda contratar analistas e gestores para cuidar de sua TI própria, o que faz a empresa aumentar seus custos e ficar com seu quadro inchado. Exemplificando, por que uma empresa que tem como negócio principal prestar serviços de engenharia deveria ter uma infraestrutura de TI que corresponde a maioria dos custos da empresa como um todo?

Mesmo as empresas dependendo cada vez mais da TI – como é o caso da engenharia, que precisa de aplicações para produção de plantas, sistemas e armazenamento de documentação, comunicação com clientes e fornecedores, entre outros – não quer dizer que seu crescimento deva estar limitado a capacidade de construir uma TI própria. A terceirização do ambiente de TI viabiliza que os recursos cresçam de acordo com a empresa, e que as pessoas internas de TI da empresa estejam dedicadas à funções mais estratégicas para o negócio.

Falaremos melhor sobre as principais vantagens de se terceirizar o ambiente de TI:

Redução nos custos

Invariavelmente, este é o primeiro item que uma empresa avalia na hora de mudar uma estratégia de terceirizar um recurso ou departamento. De fato, a terceirização do ambiente de TI oferece uma redução brusca nos custos operacionais da empresa, uma vem que o investimento em compras de equipamentos cai, principalmente recursos relacionados à servidores.

Redução na complexidade

Para adquirir, implantar e gerir recursos de TI é preciso ter especialização. Nas empresas que o negócio principal não é cuidar de TI, isso significa contratar e capacitar pessoas. No caso da terceirização do ambiente de TI, essa função fica em mãos do fornecedor, que normalmente é capacitado, certificado pelos fabricantes de tecnologia e possui profissionais alocados em atividades de monitoramento, manutenção preventiva, suporte às empresas usuárias, entre outras que respaldam a empresa que contrata os serviços.

Aumento na segurança

Empresas que fazem terceirização de ambiente de TI, como a Sinestec, mantêm as informações, sistemas, dados e arquivos de seus clientes em datacenter. Fisicamente, o ambiente de datacenter é muito mais seguro do que uma empresa pode proporcionar para seu CPD – isso inclui refrigeração para não queimar ou desligar servidores, sistemas anti-incêndio, blindagem e pessoas treinadas para não haver roubo, monitoramento com câmeras, entre outros recursos que garantem a segurança.

A segurança lógica também é muito superior, uma vez que os datacenters contam com cuidados de técnicos especializados, além de terem agregadas soluções de segurança antivírus, firewall, controle de acessos, entre outras que garantem a proteção da informação contra entidades maliciosas.

Facilidade de crescimento

Andando de mãos dados com a redução de custos, a facilidade de crescimento que um ambiente de TI terceirizado proporciona é vital para pequenas e médias empresas que não podem encarar a aquisição de TI como uma limitação para seu crescimento. O modelo de contratação de novas máquinas é escalável, principalmente quando a contratação é em cloud computing. O aumento do custo é proporcional ao consumo, que normalmente acompanha o crescimento da empresa.

Continuidade dos negócios

Ao passo que as empresas querem crescer sem ter limitações de recursos, querem assegurar que seus negócios continuarão existindo, independentemente da ocorrência de desastres naturais, falhas humanas, ataques e manifestações, enfim, ocorrências que as colocam em risco. Fornecedores de datacenter com serviços e soluções agregadas – e não apenas fornecedores de máquinas – agregam rotinas de backup e replicação de dados, com planos agressivos e inteligentes para restore, ao nível do que cada empresa precisa em termos de continuidade para seus negócios.

Está considerando terceirizar o ambiente de TI da sua empresa? Fale com um especialista da Sinestec.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: