As principais vantagens do firewall gerenciado como um serviço

Firewall

Atualmente, as organizações precisam de ambientes de computação com alta disponibilidade e segurança para conduzirem com eficiência as rotinas empresariais. O firewall é o componente chave para uma rede segura e, mais do que equipamento, deve existir uma gestão adequada para garantir a proteção da informação.

O firewall gerenciado como um serviço, além de abranger todos os requisitos de segurança que um firewall local possui, apresenta vantagens relacionadas à escalabilidade, disponibilidade e flexibilidade. Vamos explicar o porque:

1. Escalabilidade

Prestadores de serviço em nuvem atendem diversos clientes, portanto o firewall oferecido por eles é projetado para atender uma demanda crescente. Ao contrário de um firewall local, que demanda a compra de novos recursos e substituições de hardwares conforme o volume de tráfego se expande e o negócio cresce, o firewall gerenciado como um serviço é projetado para atender o crescimento do negócio, trazendo vantagens como a redução de compras, trocas e atualizações de hardwares, otimização de espaço físico e facilidade de gerenciamento.

2. Disponibilidade

O firewall gerenciado como um serviço oferece altíssimos níveis de disponibilidade – um bom fornecedor de firewall na nuvem pode apresentar um uptime de 99,9%. Isto é possível devido à uma infraestrutura virtual com energia elétrica totalmente redundante, HVAC e serviços de rede, bem como estratégias de backup para o caso de falhas do ambiente, tudo centralizado na nuvem. Em contrapartida, firewalls locais só atingem altos níveis de disponibilidade, quando existe redundância de equipamentos e equipes disponíveis para fazer chaveamentos, o que, além de não garantir a ininterrupção das operações, impacta em altos custos e complexidades.

3. Flexibilidade

A flexibilidade de uma solução de firewall gerenciado como um serviço está relacionada à possibilidade de contratação de recursos de diferentes fornecedores, o que possibilita à empresa, escolhê-los de acordo com o que melhor lhe atende, além de o firewall na nuvem se integrar com outras soluções, estejam elas locais ou em cloud computing. Um dos maiores benefícios para a empresa é poder terceirizar o serviço de firewall com um especialista e possibilitar que a equipe de TI direcione suas energias no estratégico, ao invés de dar suporte à equipamentos.

A competitividade exige que as empresas estejam em constante inovação e aumento de eficiência, o que as leva a investir cada vez mais em aplicações de negócios. Ao mesmo tempo, as ameaças são cada vez mais volumosas e sofisticadas, o que coloca em risco as informações contidas nessas aplicações. Por isso, é vital que as empresas estejam respaldadas por soluções de ponta como um firewall gerenciado como um serviço e hospedado na nuvem.

A Sinestec, como provedora de soluções em nuvem, incluindo segurança da informação, está capacitada a ajudar sua empresa caso ela ainda não esteja “na nuvem”.

Para saber mais, fale com um consultor.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: