Quais itens considerar ao contratar serviços em nuvem?

serviços em nuvem

Com o advento da nuvem, cada vez mais empresas, independentemente de seu porte, estão migrando rumo à cloud computing, com o intuito de aumentar sua atuação no mercado e sair passos a frente da concorrência. Assim, separamos algumas práticas importantes e essenciais que você e seu negócio devem considerar ao ao contratar um provedor de nuvem para auxiliar sua empresa no processo de migração.

Atualizações e modificações

Um dos grandes benefícios da nuvem é sua fácil e ágil interação entre os provedores, possibilitando mais tecnologia às empresas e, consequentemente menor tempo de inatividade.

Apostar na cloud computing dá à sua empresa acesso imediato à inovação no ritmo exigido pelo mercado, de modo a não interromper o ritmo. Porém, para isso, o fornecedor contratado deve ter flexibilidade para traçar atualizações quando as atividades da corporação exigirem.

Flexibilidade

Grande parte dos servidores de nuvem possuem funcionalidades padrão. Contudo, algumas empresas querem – e precisam – unir funcionalidades que elas próprias desenvolveram para atender às especificidades de seu negócio. Para isso, precisam buscar um provedor com uma plataforma de nuvem flexível e que conte com padrões abertos.

Não permita que seu negócio permaneça preso a um ecossistema que não possibilite a adição de recursos novos e personalizados para escalar as aplicações de nuvem. Dessa forma, é importante que tecnologias SaaS e PaaS sejam desenvolvidas usando linguagens padrões, como Java. Isso garante que sua empresa possa integrar perfeitamente extensões de aplicativos.

Integrações

Empresas têm adotado parcialmente as soluções em nuvem, mas é importante aproveitar os recursos em sua totalidade. Ou seja, a fragmentação dos processos de negócios e do armazenamento em nuvem levou à necessidade de integração entre aplicativos em nuvem e on-premise (local). Por isso, seu provedor deve permitir que dados sejam integrações com softwares terceirizados e explicar quais complexidades e custos estão envolvidos. Considere também se tudo é baseado de acordo com os padrões do mercado.

Segurança

Incidentes de segurança muitas vezes são relevados. Na maioria das vezes em que isso acontece tratam-se de empresas que assumiram a responsabilidade de proteger sua própria infraestrutura de TI. Contudo, este não é o principal foco deles. Provedores de serviços em nuvem, por outro lado, estão mais preparados e capacitados para prover segurança. Mas nem todos realizam o mesmo nível de gerenciamento de segurança, por isso é importante considerar os seguintes pontos ao escolher um fornecedor de soluções em nuvem:

  • Múltiplos níveis de segurança;
  • Gerenciamento ativo de identidade para garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso aos dados;
  • Proteção isolada de dados;
  • Entre outros.

A Sinestec, além de oferecer as melhores soluções em plataforma de nuvem, também garante o gerenciamento total da plataforma, através de uma equipe de especialistas qualificados, para que sua empresa tenha certeza de estar em boas mãos. Entre em contato e saiba mais.

Quer migrar para a nuvem, mas não sabe qual a melhor solução para sua empresa?

A Sinestec conta com as melhores soluções do mercado e oferece o gerenciamento total da plataforma!

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: