Qual a importância de ter bons níveis de RTO e RPO?

RTO E RPO

Uma empresa realiza diversas operações e processos diariamente, por isso garantir a continuidade dessas atividades é crucial para os negócios. É necessário que uma corporação disponha de soluções que ofereçam alta confiabilidade e disponibilidade de informações, para operar todos os dias sem falhas, quebras de procedimentos e com o mínimo de riscos.

Para pensar em um plano de recuperação de desastres que ofereça tamanha disponibilidade é preciso, primeiro, pensar no mapeamento da quantidade de informação e de tempo que são toleráveis perder caso ocorram interrupções ou desastres, pois isso é essencial para medir possíveis impactos financeiros e na demanda de produção. Os conceitos usados para mensurar essas perdas são RPO (Recovery Point Objetive) e RTO (Recovery Time Objective), ambos cruciais para um plano de continuidade consistente.

Imagine o seguinte exemplo:
Uma operadora de cartão de crédito sofre uma pane na TI e os funcionários não conseguem acessar os dados, muito menos as lojas conseguem operar com as máquinas.

Alguns questionamentos que sua empresa deve fazer:

  • Qual o impacto de perder duas ou três horas de informação durante o período de inatividade?
  • Qual o gap a perda de informações durante este período pode gerar?
  • Reestabelecer as operações após duas é aceitável para a empresa?

Ter bons níveis de RTO e RPO garante que, caso ocorra algum acidente ou interrupção, sua empresa perderá o mínimo de informação possível, e o tempo para recuperar estas informações também será baixo, o que diminui drasticamente os impactos.

Dessa forma, é possível notar o quão cruciais são o RTO e o RPO dentro de uma estratégia de recuperação de desastres. Com estes índices definidos, a empresa precisa se preparar para dispor de recursos que viabilizem a este plano.

Sua empresa ainda não possui soluções que possam garantir a continuidade dos negócios? A Sinestec é especialista em recuperação de desastres e conta com uma solução que torna viável a recuperação de dados de forma indolor e imperceptível aos usuários.

Quer garantir a continuidade do seu negócio?

Com as soluções da Sinestec, que é especialista em de recuperação de desastre, fica fácil.

Compartilhe nas redes sociais:

Comente usando o seu Facebook: